Amargo Regresso e The Fog of War

Acabei de assistir a mais um dos clássicos do anos 60/70: Coming Home/ Amargo Regresso, do Hal Ashby, um diretor um tanto esquecido, mas de uma sensibilidade enorme.

Conhecido por sua habilidade como montador, ele é também um puta diretor de atores: Jon Voight, Jane Fonda e Bruce Dern estão simplesmente soberbos. Filmaço. E a trilha também é o máximo. E

é mais um filme em que alguém se atira no mar nu ou sai correndo em direção ao infinito. É bem o clima daqueles anos em que a humanidade se pôs numa encruzilhada perigosíssima e da qual ainda está saindo.

Para entender esse filme, essa época e a complexidade do que estava em jogo é preciso também ver um documentário que de tão essencial já está no acervo da Biblioteca do Congresso americano: The Fog Of War, uma reflexão autobiográfica de Robert MacNamara no final da vida sobre sua atuação na Segunda Guerra Mundial e depois como Secretário de Defesa de Kennedy e Lyndon Johnson no tempo da Guerra do Vietnã, que pe o tema de Amargo Regresso. Um documento histórico de altíssimo valor.

Assisti os dois filme no Stremio – que recomendo a todos os cinéfilos.